domingo, 19 de junho de 2011

Atributos de Deus: Liberdade, Onopotência, Onipresença, Onisciência

 Relato aqui maisquatro atributos de nosso Deus, baseado no livro Teologia Básica de Charles Caldwell Ryrie:

1. Libedade: Deus é indepedente de sua criatura, de sua criação.
Quem guiou o Espírito do SENHOR, ou como seu conselheiro o ensinou?
Com quem tomou ele conselho, que lhe desse entendimento, e lhe ensinasse o caminho do juízo, e lhe ensinasse conhecimento, e lhe mostrasse o caminho do entendimento?

Isaías 40.13,14

2. Onipotência: Deus é todo poderoso e pode fazer tudo que seja coerente com sua natureza. Deus revelou a si mesmo como Deus Todo-poderoso a Abraão, Moisés, aos cristãos e a João (em Apocalipse). O poder de Deus foi visto na criação, na apreservação de todas as coisas, na libertação do Egito. Mas, a maior demonstração de seu poder foi a ressurreição de mortos. Para o cristão, está relacionado com o evangelho, com sua segurança, com sua esperança de uma ressurreição corpórea e com sua vida diária.


3. Onipresença: Deus está presente em todos os lugares. Ninguém pode escapar da presença de Deus... Esse é um alerta para os ímpios e um conforto para os cristãos, que pelo fato de Deus ser Onipresente, podem experimentar sua presença em todas as circunstâncias da vida!


4. Onisciência: Deus sabe tudo, todas as coisas reais e possíveis, sem esforço e igualmente bem!
Conta o número das estrelas, chama-as a todas pelos seus nomes.(Salmo 147.4) (Que lindo!)
Os teus olhos viram o meu corpo ainda informe; e no teu livro todas estas coisas foram escritas; as quais em continuação foram formadas, quando nem ainda uma delas havia. (Salmo 139.16)
Não existe acusações que façam contra nós que Deus não conheça; ele sabe todos nossos atos bons ou maus!
Deveríamos ser mais sensíveis aos alertas dados por Deus justamente porque Ele conhece o que está por vir!
Quando enfrentamos situações inexplicáveis buscamos refúgio em Deus, porque Ele conhece o que aconteceu e o que poderia ter acontecido... Ele sempre sabe que o bem e a glória resultarão dos eventos que não conseguimos entender!
 

quinta-feira, 16 de junho de 2011