segunda-feira, 9 de julho de 2012

Adoração - João 4.1-29

O encontro com Jesus mudou a vida dessa mulher de Samaria. Ele falou coisas muito pessoais , o que levou ela acreditar que Ele era o Messias.

Nesse texto, Jesus senta próximo ao poço de Jacó, na cidade de Samaria, e pede água para uma mulher. Ela pergunta porque, ele judeu pede água para ela que era samaritana, já que os dois povos tinham uma rixa. Jesus responde:
"Se tu conheceras o dom de Deus, e quem é o que te diz: Dá-me de beber, tu lhe pedirias, e ele te daria água viva." (João 4.10)
" Qualquer que beber desta água tornará a ter sede; Mas aquele que beber da água que eu lhe der nunca terá sede, porque a água que eu lhe der se fará nele uma fonte de água que salte para a vida eterna." (João 4.13,14)
A fala de Jesus despertou interesse na mulher. Assim como nós, ela tinha essa necessidade que precisava ser saciada, e só em Deus podemos encontrar essa fonte que jorra água viva!
"Disse-lhe a mulher: SENHOR, dá-me dessa água, para que não mais tenha sede, e não venha aqui tirá-la." (João 4.15)
Jesus pediu que ela chamasse o marido. Ela disse que não tinha marido. Para surpresa dela, ele disse que sabia disso, então ela acreditou que ele era um profeta.
"Porque tiveste cinco maridos, e o que agora tens não é teu marido; isto disseste com verdade." (João 4.18)

 Ela questionou sobre qual o local de adoração: no monte de Samaria ou em Jerusalém?
" Disse-lhe Jesus: Mulher, crê-me que a hora vem, em que nem neste monte nem em Jerusalém adorareis o Pai. Mas a hora vem, e agora é, em que os verdadeiros adoradores adorarão o Pai em espírito e em verdade; porque o Pai procura a tais que assim o adorem. Deus é Espírito, e importa que os que o adoram o adorem em espírito e em verdade. "( João 4.21,23,24)
Isso foi o bastante para que ela acreditasse que ele era o Messias prometido, sendo que Jesus confirmou. Ela saiu e foi contar o ocorrido para os homens daquela cidade:
"Vinde, vede um homem que me disse tudo quanto tenho feito. Porventura não é este o Cristo?" ( João 4.29)

Como já citado acima, temos necessidade dessa água de vida eterna, que só Deus pode saciar. Por isso, devemos buscar essa água diretamente da fonte, adorando nosso Deus em Espírito e em verdade.



Nenhum comentário: