terça-feira, 7 de agosto de 2012

Questionario baseado em João 9 e 10


Lição EBD – Classe de Jovens e adolescentes
Baseado nos capítulos 9 e 10 do Evangelho de João
1 - “E os seus discípulos lhe perguntaram, dizendo: Rabi, quem pecou, este ou seus pais, para que nascesse cego?” (João 9:2)
Qual foi a resposta de Jesus a esse questionamento dos discípulos?
2 – Como aconteceu a cura do cego de nascença?
3 – Qual a reação dos vizinhos ao saberem que o homem havia sido curado?
4 – Qual a resposta do homem aos fariseus sobre sua cura ao ser interrogado pela segunda vez? Baseado em Joao 9. 24-34
5 – O que Jesus fez ao saber que os fariseus tinham expulsado o homem que antes era cego? E qual a reação deste homem?
6 – Copie o versículo 39 capitulo 9.
7 – Complete os versículos:
a) Na verdade, na verdade vos digo que aquele que não entra pela________________________________, mas sobe por outra parte, é ___________________________e ______________________________. Aquele, porém, que entra pela ______________________ é o ___________________________.
João 10:1-2

b) E, quando tira para fora __________________ vai adiante delas, e elas o seguem, porque __________________________. Mas de modo nenhum seguirão o_____________________________, antes fugirão dele, porque não conhecem a voz ______________________________________________.
João 10:4-5
c) Eu sou a ______________,  se alguém entrar por mim, salvar-se-á, e entrará, e sairá, e __________________________. O _______________ não vem senão a ___________, a _____________, e a _______________; eu vim para que tenham _________________, e a tenham com ____________________.
João 10:9-10
8) Relacione as colunas:
(1) As obras que eu faço, em nome de meu Pai
 (2) Eu sou o bom pastor
(3) Eu sou a porta
(4) Eu e o pai
(5) As minhas ovelhas ouvem a minha voz

(   ) somos um. João 10:30
(   ) e conheço as minhas ovelhas, e das minhas sou conhecido. João 10:14
(   )  se alguém entrar por mim, salvar-se-á, e entrará, e sairá, e achará pastagens. João 10:9
(   ) dá a sua vida pelas ovelhas. João 10:11
(   )  essas testificam de mim. João 10:25
(   )  e eu conheço-as, e elas me seguem; João 10:27
Para guardar no coração:
E dou-lhes a vida eterna, e nunca hão de perecer, e ninguém as arrebatará da minha mão.
João 10:28


Só a Verdade liberta...

Continuando seu discurso para aquele povo, Jesus se apresenta como a luz do mundo, para que quem estiver com ele não ande em trevas, no pecado.
Falou-lhes, pois, Jesus outra vez, dizendo: Eu sou a luz do mundo; quem me segue não andará em trevas, mas terá a luz da vida. João 8:12
O próprio Deus testifica que Jesus é o Filho de Deus que veio para salvar o mundo (v. 14-18)
Quem não reconhece Jesus como Filho de Desu, permanece me pecado e não pode alcançar a vida eterna. (v. 21-27)
Esse povo só conheceria quem era Cristo na morte dele na cruz.
Deus não abandonou Jesus, não deixou ele só, porqu Jesus procurava sempre agradar o Pai.
"E aquele que me enviou está comigo. O Pai não me tem deixado só, porque eu faço sempre o que lhe agrada." João 8:29

 Somente a verdade pode libertar: E conhecereis a verdade, e a verdade vos libertará. Se, pois, o Filho vos libertar, verdadeiramente sereis livres. João 8:32;36
Jesus mostra quem na verdade é pai desse povo que não escuta o que ele diz, quem não pratica as obras de Deus: Vós tendes por pai ao diabo, e quereis satisfazer os desejos de vosso pai. Ele foi homicida desde o princípio, e não se firmou na verdade, porque não há verdade nele. Quando ele profere mentira, fala do que lhe é próprio, porque é mentiroso, e pai da mentira. João 8:44
Quem aceita Jesus tem a vida eterna e não vai experimentar a morte eterna. O povo questionou que Abraão e e os profetas morreram, não entendiam que Jesus falava de eternidade!


Perdão - João 8.1-11

Trouxeram uma mulher para que Jesus julgasse o seu pecado: cometeu adultério. A hipocrisia dos fariseus era tanta que só levaram a mulher, devido ser pouco valorizada na cultura judaica, não trouxeram o homem que estava cometendo adultério com ela. Eles falaram para Jesus o que a lei dizia a respeito desse pecado, pois queriam saber da reação de Jesus e com isso acusá-lo. (João 8:5-6)
Mas Jesus, surpreendeu eles: "E disse-lhes: Aquele que de entre vós está sem pecado seja o primeiro que atire pedra contra ela."João 8:7
Jesus não veio para condenar ninguém, ele veio perdoar. Nós devemos fazer o mesmo. Às vezes guardamos mágoas, acusamos os outros, devemos mudar de atitude: perdoar e amar.
"E, endireitando-se Jesus, e não vendo ninguém mais do que a mulher, disse-lhe: Mulher, onde estão aqueles teus acusadores? Ninguém te condenou? E ela disse: Ninguém, Senhor." João 8:10-11
Outra lição importante, Jesus não quer que permaneçamos no pecado, devemos levantar e procurar fazer o que ele disse para aquela mulher: " E disse-lhe Jesus: Nem eu também te condeno; vai-te, e não peques mais." João 8:11

Ministério de Jesus - João 7

Inicialmente vemos que nem os irmãos de Jesus acreditavam em suas palavras, não apoiavam seu ministério.
"Porque nem mesmo seus irmãos criam nele". João 7:5
Jesus explica porque o mundo o odiava: "O mundo não vos pode odiar, mas ele me odeia a mim, porquanto dele testifico que as suas obras são más." João 7:7
No decorrer do capítulo Jesus continua falando de sua missão, de que o Pai o havia enviado para trazer salvação. Dentre as pessoas que escutavam Jesus, umas creram, outras ficaram na duvida outros não acreditavam e procuravam oportunidade para matá-lo. Mesmo os guardas que foram prender Jesus, não conseguiram fazer isso. Quando questionados pelos fariseus, responderam: "Nunca homem algum falou assim como este homem." João 7:46
Convido você a ler o capítulo 7 do Evangelho de Joaão e desfrutar um pouco das palavras de Jesus, palavras que transformam!
Porque nem mesmo seus irmãos criam nele.
João 7:5
Porque nem mesmo seus irmãos criam nele.
João 7:5
Porque nem mesmo seus irmãos criam nele.
João 7:5
Porque nem mesmo seus irmãos criam nele.
João 7:5
Porque nem mesmo seus irmãos criam nele.
João 7:5