segunda-feira, 31 de dezembro de 2012

Dedicação total a Deus

Hoje é o último dia de 2012!

Quantas lutas vivenciamos, momentos agradáveis e ruins, alegrias e tristezas...

Pude sentir nos últimos dias o quanto dependo de Deus e quanto sou infeliz quando deixo ele de fora da minha vida. Somente Deus é capaz de preencher o vazio imenso que existe em nosso ser, precisamos desse Ser supremo, que nos compreende, para dá sentido para nossa existencia, Deus atinge nossas vidas tão profundamente nos dando plenitude de vida.  Por isso vale a pena todos os dias analisar o quanto Deus tem feito parte de nossas vidas: Ele merece lugar deve ser o centro, sem Ele tudo é sem vida!


" Mudaste o meu pranto em dança, a minha veste de lamento em veste de alegria!"
Salmo 30.11

http://download.ultradownloads.com.br/wallpaper/277277_Papel-de-Parede-Bela-Paisagem-de-Campo_1366x768.jpg
Mudaste o meu pranto em dança, a minha veste de lamento em veste de alegria,
Salmos 30:11
Mudaste o meu pranto em dança, a minha veste de lamento em veste de alegria,
Salmos 30:11v
Mudaste o meu pranto em dança, a minha veste de lamento em veste de alegria,
Salmos 30:11
Mudaste o meu pranto em dança, a minha veste de lamento em veste de alegria,
Salmos 30:11
Mudaste o meu pranto em dança, a minha veste de lamento em veste de alegria,
Salmos 30:11

terça-feira, 7 de agosto de 2012

Questionario baseado em João 9 e 10


Lição EBD – Classe de Jovens e adolescentes
Baseado nos capítulos 9 e 10 do Evangelho de João
1 - “E os seus discípulos lhe perguntaram, dizendo: Rabi, quem pecou, este ou seus pais, para que nascesse cego?” (João 9:2)
Qual foi a resposta de Jesus a esse questionamento dos discípulos?
2 – Como aconteceu a cura do cego de nascença?
3 – Qual a reação dos vizinhos ao saberem que o homem havia sido curado?
4 – Qual a resposta do homem aos fariseus sobre sua cura ao ser interrogado pela segunda vez? Baseado em Joao 9. 24-34
5 – O que Jesus fez ao saber que os fariseus tinham expulsado o homem que antes era cego? E qual a reação deste homem?
6 – Copie o versículo 39 capitulo 9.
7 – Complete os versículos:
a) Na verdade, na verdade vos digo que aquele que não entra pela________________________________, mas sobe por outra parte, é ___________________________e ______________________________. Aquele, porém, que entra pela ______________________ é o ___________________________.
João 10:1-2

b) E, quando tira para fora __________________ vai adiante delas, e elas o seguem, porque __________________________. Mas de modo nenhum seguirão o_____________________________, antes fugirão dele, porque não conhecem a voz ______________________________________________.
João 10:4-5
c) Eu sou a ______________,  se alguém entrar por mim, salvar-se-á, e entrará, e sairá, e __________________________. O _______________ não vem senão a ___________, a _____________, e a _______________; eu vim para que tenham _________________, e a tenham com ____________________.
João 10:9-10
8) Relacione as colunas:
(1) As obras que eu faço, em nome de meu Pai
 (2) Eu sou o bom pastor
(3) Eu sou a porta
(4) Eu e o pai
(5) As minhas ovelhas ouvem a minha voz

(   ) somos um. João 10:30
(   ) e conheço as minhas ovelhas, e das minhas sou conhecido. João 10:14
(   )  se alguém entrar por mim, salvar-se-á, e entrará, e sairá, e achará pastagens. João 10:9
(   ) dá a sua vida pelas ovelhas. João 10:11
(   )  essas testificam de mim. João 10:25
(   )  e eu conheço-as, e elas me seguem; João 10:27
Para guardar no coração:
E dou-lhes a vida eterna, e nunca hão de perecer, e ninguém as arrebatará da minha mão.
João 10:28


Só a Verdade liberta...

Continuando seu discurso para aquele povo, Jesus se apresenta como a luz do mundo, para que quem estiver com ele não ande em trevas, no pecado.
Falou-lhes, pois, Jesus outra vez, dizendo: Eu sou a luz do mundo; quem me segue não andará em trevas, mas terá a luz da vida. João 8:12
O próprio Deus testifica que Jesus é o Filho de Deus que veio para salvar o mundo (v. 14-18)
Quem não reconhece Jesus como Filho de Desu, permanece me pecado e não pode alcançar a vida eterna. (v. 21-27)
Esse povo só conheceria quem era Cristo na morte dele na cruz.
Deus não abandonou Jesus, não deixou ele só, porqu Jesus procurava sempre agradar o Pai.
"E aquele que me enviou está comigo. O Pai não me tem deixado só, porque eu faço sempre o que lhe agrada." João 8:29

 Somente a verdade pode libertar: E conhecereis a verdade, e a verdade vos libertará. Se, pois, o Filho vos libertar, verdadeiramente sereis livres. João 8:32;36
Jesus mostra quem na verdade é pai desse povo que não escuta o que ele diz, quem não pratica as obras de Deus: Vós tendes por pai ao diabo, e quereis satisfazer os desejos de vosso pai. Ele foi homicida desde o princípio, e não se firmou na verdade, porque não há verdade nele. Quando ele profere mentira, fala do que lhe é próprio, porque é mentiroso, e pai da mentira. João 8:44
Quem aceita Jesus tem a vida eterna e não vai experimentar a morte eterna. O povo questionou que Abraão e e os profetas morreram, não entendiam que Jesus falava de eternidade!


Perdão - João 8.1-11

Trouxeram uma mulher para que Jesus julgasse o seu pecado: cometeu adultério. A hipocrisia dos fariseus era tanta que só levaram a mulher, devido ser pouco valorizada na cultura judaica, não trouxeram o homem que estava cometendo adultério com ela. Eles falaram para Jesus o que a lei dizia a respeito desse pecado, pois queriam saber da reação de Jesus e com isso acusá-lo. (João 8:5-6)
Mas Jesus, surpreendeu eles: "E disse-lhes: Aquele que de entre vós está sem pecado seja o primeiro que atire pedra contra ela."João 8:7
Jesus não veio para condenar ninguém, ele veio perdoar. Nós devemos fazer o mesmo. Às vezes guardamos mágoas, acusamos os outros, devemos mudar de atitude: perdoar e amar.
"E, endireitando-se Jesus, e não vendo ninguém mais do que a mulher, disse-lhe: Mulher, onde estão aqueles teus acusadores? Ninguém te condenou? E ela disse: Ninguém, Senhor." João 8:10-11
Outra lição importante, Jesus não quer que permaneçamos no pecado, devemos levantar e procurar fazer o que ele disse para aquela mulher: " E disse-lhe Jesus: Nem eu também te condeno; vai-te, e não peques mais." João 8:11

Ministério de Jesus - João 7

Inicialmente vemos que nem os irmãos de Jesus acreditavam em suas palavras, não apoiavam seu ministério.
"Porque nem mesmo seus irmãos criam nele". João 7:5
Jesus explica porque o mundo o odiava: "O mundo não vos pode odiar, mas ele me odeia a mim, porquanto dele testifico que as suas obras são más." João 7:7
No decorrer do capítulo Jesus continua falando de sua missão, de que o Pai o havia enviado para trazer salvação. Dentre as pessoas que escutavam Jesus, umas creram, outras ficaram na duvida outros não acreditavam e procuravam oportunidade para matá-lo. Mesmo os guardas que foram prender Jesus, não conseguiram fazer isso. Quando questionados pelos fariseus, responderam: "Nunca homem algum falou assim como este homem." João 7:46
Convido você a ler o capítulo 7 do Evangelho de Joaão e desfrutar um pouco das palavras de Jesus, palavras que transformam!
Porque nem mesmo seus irmãos criam nele.
João 7:5
Porque nem mesmo seus irmãos criam nele.
João 7:5
Porque nem mesmo seus irmãos criam nele.
João 7:5
Porque nem mesmo seus irmãos criam nele.
João 7:5
Porque nem mesmo seus irmãos criam nele.
João 7:5

quinta-feira, 26 de julho de 2012

Palavras de vida eterna

Muitas pessoas se afastaram de Jesus porque acharam que as suas palavras tinham sido muito duras (relato em João 6. 24-59). Jesus pergunta aos seus discípulos se queriam fazer o mesmo. Pedro responde: Senhor, para quem iremos nós? Tu tens as palavras da vida eterna. E nós temos crido e conhecido que tu és o Cristo, o Filho do Deus vivente.
(João 6:68-69)
Quando entramos em contato com as palavras de nosso Salvador não conseguimos nos afastar dele!

Pão da vida - João 6.25-59

Jesus fala de algo que até hoje acontece: pessoas o buscam por interesses próprios, nesse caso, queriam ser novamente alimentados como aconteceu na multiplicação de pães e peixes. Mas Jesus tem algo maior e melhor para nos oferecer.

Jesus respondeu-lhes, e disse: Na verdade, na verdade vos digo que me buscais, não pelos sinais que vistes, mas porque comestes do pão e vos saciastes.
Trabalhai, não pela comida que perece, mas pela comida que permanece para a vida eterna, a qual o Filho do homem vos dará; porque a este o Pai, Deus, o selou.
João 6:26-27

O povo pergunta o que podem fazer para executarem a obra de Deus, Jesus responde que basta acreditar naquele que o Pai enviou. Eles pedem um sinal para que acreditem em Jesus. Jesus responde:

Disse-lhes, pois, Jesus: Na verdade, na verdade vos digo: Moisés não vos deu o pão do céu; mas meu Pai vos dá o verdadeiro pão do céu.
Porque o pão de Deus é aquele que desce do céu e dá vida ao mundo.
João 6:32-33
Então o povo pede desse pão e Jesus diz que ele próprio era:
E Jesus lhes disse: Eu sou o pão da vida; aquele que vem a mim não terá fome, e quem crê em mim nunca terá sede. Mas já vos disse que também vós me vistes, e contudo não credes.
Todo o que o Pai me dá virá a mim; e o que vem a mim de maneira nenhuma o lançarei fora.
Porque eu desci do céu, não para fazer a minha vontade, mas a vontade daquele que me enviou.
E a vontade do Pai que me enviou é esta: Que nenhum de todos aqueles que me deu se perca, mas que o ressuscite no último dia. Porquanto a vontade daquele que me enviou é esta: Que todo aquele que vê o Filho, e crê nele, tenha a vida eterna; e eu o ressuscitarei no último dia.
João 6:35-40
Jesus trata com amor todo aquele que se chega até Ele, aqueles que o próprio Deus escolheu! Isso gera conforto e segurança, saber que somos amados por alguém tão sublime e especial!


quarta-feira, 25 de julho de 2012

Milagres - Multiplicação de pães e peixes & Jesus anda sobre as águas

E Jesus tomou os pães e, havendo dado graças, repartiu-os pelos discípulos, e os discípulos pelos que estavam assentados; e igualmente também dos peixes, quanto eles queriam.
João 6:11fagagsbx bxxnxn
E Jesus tomou os pães e, havendo dado graças, repartiu-os pelos discípulos, e os discípulos pelos que estavam assentados; e igualmente também dos peixes, quanto eles queriam.
João 6:11
"E Jesus tomou os pães e, havendo dado graças, repartiu-os pelos discípulos, e os discípulos pelos que estavam assentados; e igualmente também dos peixes, quanto eles queriam."
 ( João 6.11)
Jesus realizou o milagre de multiplicar cinco pães e dois peixinhos, que um rapaz tinha levado para aquele lugar. Podemos experimentar esse milagre quando depositamos nossa confiança em Deus.

"E, tendo navegado uns vinte e cinco ou trinta estádios, viram a Jesus, andando sobre o mar e aproximando-se do barco; e temeram.
Mas ele lhes disse: Sou eu, não temais."
(João 6:19-20)
Os discípulos reconheceram a voz de Jesus e venceram o medo. Muitas vezes passamos por situações semelhantes, difíceis, nesses momentos devemos procurar ouvir a voz de Jesus.

quarta-feira, 18 de julho de 2012

Jesus está convidando para a vida eterna, aceite esse maravilhoso convite!

Após a cura do homem doente há 38 anos os judeus procuravam matar Jesus, porque a cura foi realizada num sábado, o que contrariava a lei dos judeus.
"Por isso, pois, os judeus ainda mais procuravam matá-lo, porque não só quebrantava o sábado, mas também dizia que Deus era seu próprio Pai, fazendo-se igual a Deus. Mas Jesus respondeu, e disse-lhes: Na verdade, na verdade vos digo que o Filho por si mesmo não pode fazer coisa alguma, se o não vir fazer o Pai; porque tudo quanto ele faz, o Filho o faz igualmente." João 5. 18,19
Precisamos nos esvaziar para entender aquilo que Jesus quer para nossas vidas, ele estava oferecendo a salvação para os judeus, mas eles estavam tão cheios de si que não conseguiam enxergar que Jesus era o Filho de Deus que podia lhes libertar do pecado e garantir a vida eterna.
"Na verdade, na verdade vos digo que quem ouve a minha palavra, e crê naquele que me enviou, tem a vida eterna, e não entrará em condenação, mas passou da morte para a vida." (v. 24)
Jesus está convidando para a vida eterna, aceite esse maravilhoso convite!

Levanta-te, toma o teu leito, e anda! - João 5.1-9

Mais um milagre de Jesus. Havia um homem que há 38 anos sofria de uma doença que o deixava limitado em uma cama. Mas, tinha convicção de que seria curado. Então, todos os anos pedia para seus amigos levá-lo a um tanque em Jerusalém, pois uma vez por ano descia um anjo e movimentava as águas e aquele que descia às águas primeiro era curado, e esse homem nunca conseguia descer e ser curado. Jesus, que sonda os corações, vendo o esforço daquele homem, pergunta: Queres ficar são?
" O enfermo respondeu-lhe: Senhor, não tenho homem algum que, quando a água é agitada, me ponha no tanque; mas, enquanto eu vou, desce outro antes de mim. Jesus disse-lhe: Levanta-te, toma o teu leito, e anda. Logo aquele homem ficou são; e tomou o seu leito, e andava."

Algumas vezes, passamos por certas situções que nos limitam, seja fisica, emocionalmente, pode ser um medo, traumas, mas Jesus está sempre ao nosso lado para nos curar de qualquer enfermidade. Só temos que acreditar e seguir os comandos dele: Levanta-te, toma o teu leito, e anda!

Vai, o teu filho vive - João 4.46-54

"Ouvindo este que Jesus vinha da Judéia para a Galiléia, foi ter com ele, e rogou-lhe que descesse, e curasse o seu filho, porque já estava à morte." João 4. 47
Neste trecho, vemos o desespero de um pai que estava com o filho muito doente, mas algo fez diferença: a fé desse homem. Ele acreditou que se levasse Jesus até sua casa, o menino seria curado. Jesus mais uma vez surpreende, disse ao homem: "Vai, o teu filho vive. E o homem creu na palavra que Jesus lhe disse, e partiu." (v. 50)
Precisamos ter fé nos milagres de Jesus em nossas vidas, aquilo que mais buscamos devemos colocar na presença de dEle, e com certeza atenderá nossos pedidos.

terça-feira, 10 de julho de 2012

Não desista!

"Eis que eu vos digo: Levantai os vossos olhos, e vede as terras, que já estão brancas para a ceifa.  E o que ceifa recebe galardão, e ajunta fruto para a vida eterna; para que, assim o que semeia como o que ceifa, ambos se regozijem. Porque nisto é verdadeiro o ditado, que um é o que semeia, e outro o que ceifa. Eu vos enviei a ceifar onde vós não trabalhastes; outros trabalharam, e vós entrastes no seu trabalho." ( João 4. 35-38)



Pense em uma pessoa ou pessoas que você deseja ardentemente que  tenha uma experência com Cristo?
O que você tem feito para que isso aconteça?

Oração...
Testemunho...
Evangelismo...

Por quanto tempo?
2 meses? e nada aconteceu
1 ano? e nada aconteceu
10 anos?

Já estás cansado?

Essa é a palavra de Deus hoje: NÃO DESISTA! Faça a sua parte: SEMEIE! Deus sonda os corações e conhece o tempo certo de cada pessoa.

segunda-feira, 9 de julho de 2012

Adoração - João 4.1-29

O encontro com Jesus mudou a vida dessa mulher de Samaria. Ele falou coisas muito pessoais , o que levou ela acreditar que Ele era o Messias.

Nesse texto, Jesus senta próximo ao poço de Jacó, na cidade de Samaria, e pede água para uma mulher. Ela pergunta porque, ele judeu pede água para ela que era samaritana, já que os dois povos tinham uma rixa. Jesus responde:
"Se tu conheceras o dom de Deus, e quem é o que te diz: Dá-me de beber, tu lhe pedirias, e ele te daria água viva." (João 4.10)
" Qualquer que beber desta água tornará a ter sede; Mas aquele que beber da água que eu lhe der nunca terá sede, porque a água que eu lhe der se fará nele uma fonte de água que salte para a vida eterna." (João 4.13,14)
A fala de Jesus despertou interesse na mulher. Assim como nós, ela tinha essa necessidade que precisava ser saciada, e só em Deus podemos encontrar essa fonte que jorra água viva!
"Disse-lhe a mulher: SENHOR, dá-me dessa água, para que não mais tenha sede, e não venha aqui tirá-la." (João 4.15)
Jesus pediu que ela chamasse o marido. Ela disse que não tinha marido. Para surpresa dela, ele disse que sabia disso, então ela acreditou que ele era um profeta.
"Porque tiveste cinco maridos, e o que agora tens não é teu marido; isto disseste com verdade." (João 4.18)

 Ela questionou sobre qual o local de adoração: no monte de Samaria ou em Jerusalém?
" Disse-lhe Jesus: Mulher, crê-me que a hora vem, em que nem neste monte nem em Jerusalém adorareis o Pai. Mas a hora vem, e agora é, em que os verdadeiros adoradores adorarão o Pai em espírito e em verdade; porque o Pai procura a tais que assim o adorem. Deus é Espírito, e importa que os que o adoram o adorem em espírito e em verdade. "( João 4.21,23,24)
Isso foi o bastante para que ela acreditasse que ele era o Messias prometido, sendo que Jesus confirmou. Ela saiu e foi contar o ocorrido para os homens daquela cidade:
"Vinde, vede um homem que me disse tudo quanto tenho feito. Porventura não é este o Cristo?" ( João 4.29)

Como já citado acima, temos necessidade dessa água de vida eterna, que só Deus pode saciar. Por isso, devemos buscar essa água diretamente da fonte, adorando nosso Deus em Espírito e em verdade.



quinta-feira, 28 de junho de 2012

É necessário nascer de novo - João 3.1-21

Nicodemos era um principe judeu, e queria entender o ministério de Jesus, e deve ter ficado assustado quando Jesus afirma que é necessário um novo nascimento. Tanto que pergunta: Como pode um homem nascer, sendo velho? porventura pode tornar a entrar no ventre de sua mãe, e nascer?
Aqui Jesus fala de um novo nascimento espiritual, mudar a direção de nossas vidas, e para entender as palavras de Jesus é necessário discernimento espiritual!
O que é nascido da carne é carne, e o que é nascido do Espírito é espírito. Não te admires de eu te haver dito: Necessário vos é nascer de novo. O vento sopra onde quer, e ouves a sua voz; mas não sabes donde vem, nem para onde vai; assim é todo aquele que é nascido do Espírito.( João 3.6-8).
Além disso, tiramos outras lições na classe de Jovens e Adolescentes:
1. Jesus veio para salvar e não para julgar ou condenar: Porque Deus enviou o seu Filho ao mundo, não para que julgasse o mundo, mas para que o mundo fosse salvo por ele.( João 3.17)
2. A Luz veio ao mundo e os homens amaram mais as trevas (v 19)
3. Quem crê está salvo, quem não crê está condenado

Foi feita uma comparação, por Marcelo Vasconcelos:
Na vida cristã, existe:
 o NASCER, a partir do momento que aceitamos a Cristo como Salvador;
o CRESCER, desenvolvimento espiritual - oração, leitura da Bíblia, prática das ordenanças de Deus;
o SE REPRODUZIR, através do evangelismo,

e, para nossa alegria, não existe morte mas,  Deus nos garante a VIDA ETERNA.,

Primeiro Milagre de Jesus e Purificação do Templo -João 2

Primeiro Milagre de Jesus [João 2.1-12]
O primeiro milagre de Jesus foi a transformação de água em vinho, em um casamento em Caná da Galiléia. Com esse fato vemos que, Jesus pode transformar nossas vidas e torná-la melhor, isso se aplica aos nossos estudos, profissões e todos aspectos de nossas vidas.
Neste trecho, também, vemos a obediência de Maria, mãe de Jesus. Ela foi humilde. Sabia que Jesus era Deus.
"Disse então sua mãe aos serventes: Fazei tudo quanto ele vos disser." João 2.5
Como servos, temos sido obedientes e humildes com relação às ordenanças de Jesus em nossas vidas?

Purificação do Templo [João 2.13-25]
Aqui mostra que Jesus expulsou do templo aqueles que faziam comércio lá, para benefícios próprios.
Jesus tem zelo pela casa de Deus.
Nós somos templo de Deus, imagine o zelo que Deus têm pelos seus escolhidos, por isso devemos manter nossas vidas santificadas, evitando palavrões, prostituição, inveja, tudo aquilo que contamina o templo de Deus!

Levando pessoas a Cristo - João 1.35-51

Podemos verificar que os discipulos seguiram Jesus através do testemunho. André escutou de João Batista que Jesus era o Cordeiro de Deus, acreditou naquela palavra e seguiu-o. Ele falou isso para Simão, seu irmão, que também creu na palavra e seguiu Jesus.
Com Filipe, foi necessário apenas uma ordem: Segue-me! Prontamente ele fez isso.
 Jesus demonstrou sua onisciência e Natanael também o seguiu.
Com isso, amados, vemos que não precisamos ter uma oratória apurada para evangelizar, basta falar de nossa experiência com Jesus, de seus milagres, de sua vida e deixar que Deus toque nos corações para convencer que Jesus é Salvador e devemos ser seus dicipulos, afinal é o Espírito Santo que convence do pecado, da justiça e do juizo.
Fazendo isso, podemos experimentar as melhores bençãos de Deus!
Ao que lhe disse Jesus: Porque te disse: Vi-te debaixo da figueira, crês? coisas maiores do que estas verás. E acrescentou: Em verdade, em verdade vos digo que vereis o céu aberto, e os anjos de Deus subindo e descendo sobre o Filho do homem. (João 1 50,51)

domingo, 24 de junho de 2012

Testemunho de João, Batista sobre Jesus - João 1.15-34


Deus pretendia manifestar o seu poder, enviando primeiro João, o Batista, para pregar ao povo que se arrependesse e endireitassem suas vidas, para a vinda do Filho de Deus!
Disse: Eu sou a voz do que clama no deserto: Endireitai o caminho do Senhor, como disse o profeta Isaías. (João 1.23)

Mostra que João, Batista era humilde e servo, que reconhecia a soberania de Jesus:
 Este é aquele que vem após mim, que é antes de mim, do qual eu não sou digno de desatar a correia da alparca. (João  1.27)

Fala sobre a tão esperada vinda do Messias:   
  No dia seguinte João viu a Jesus, que vinha para ele, e disse: Eis o Cordeiro de Deus, que tira o pecado do mundo.   Este é aquele do qual eu disse: Após mim vem um homem que é antes de mim, porque foi primeiro do que eu. (João 1.29,30)

Filhos de Deus - João 1.1-14

João apresenta Jesus como sendo o próprio Deus, mostra que João, o Batista, não se exaltou, mas apontava Jesus como Salvador, a salvação é para todo aquele que recebe Jesus em sua vida.
Jesus se mostra como o verbo de Deus, que significa AÇÃO/ATITUDE de Jesus em deixar sua glória e assumir a forma de homem para oferecer a Salvação à todos aqueles que lhe aceitassem como Senhor.

A promessa contida nesse texto é a de quem crer em Jesus será feito filho de Deus.

Mas, a todos quantos o receberam, deu-lhes o poder de serem feitos filhos de Deus, aos que crêem no seu nome; ( João 1.12)

Lições de vida do Livro de João

A classe de Jovens e Adolescentes estamos estudando o livro de João para tirarmos liçoes para as nossas vidas.
 Nesse espaço colocarei os resumos e aquilo que foi discutido na classe.
Deus vai está falando conosco e edificando outras vidas!

terça-feira, 3 de janeiro de 2012

Gratidão

Devemos ser gratos a Deus em tudo mesmo em  momentos dificeis...

Ele  sempre tem o melhor para nós então que saibamos passar por problemas sem reclamar e sim tentar entender que em tudo Deus quer o nosso melhor. Esse é um dificil exercício de fé e paciência, mas é necessário para ficarmos mais perto de Deus!